domingo, 26 de julho de 2009

Por que?

O que leva uma pessoa a mexer com a outra e faze-la de ‘boba’, enquanto esta está quieta em seu canto? Por que às vezes na vida, somos obrigados a passar por situações que sequer procuramos por nós mesmos? Qual o propósito disso? Gratuito?

Não me conformo com esse tipo de situação. Incomoda-me profundamente. Sinto um misto de raiva, ressentimento, indignação, mágoa... São tantos os sentimentos que fica complicado nomeá-los.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ganhando Selo


Hoje tive uma grata surpresa!

Este modesto blog recebeu de um amigo, Frank (na minha lista de blogs, veja Qseflog) o seguinte selo:




Bom, agora vou indicá-lo a blogs que considero relevantes. Mas como não podia deixar de ser, e como meu interesse é eclético, tal indicação será também. Digamos, indicação por categoria...

Notícias/Diversos:
O Biscoito Fino e a Massa - Idelber Avelar
Amálgama - Daniel

Literatura:
Penetra Surdamente no Reino das Palavras - Nina

Tarot:
Blog de Taro - Arierom Salik
Substractum Tarot - Ricardo Pereira
Zephyrus Blog - Marcelo Bueno
Luz, Magia e Taro - Senhora dos Ventos



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vazio Interior

Sabe quando seu coração vai ficando apertadinho, como se ele fosse encolhendo sobre si mesmo, e junto com essa sensação ainda vem um certo vazio, uma falta de preenchimento, como se agora, no lugar dele houvesse nada mais que espaços em vão? Não fosse por ele ali, no cantinho, sozinho, pequenino e amedrontado, esse espaço fosse maior do que o é agora. Mas mesmo assim, para você ele é tão grande, tão grande, que te ultrapassa, e aí você se sente pequenina dentro de si mesma, dentro desse espaço vazio que há em seu interior, como um pequeno grão de areia na imensidão desse mundo. Dá um aperto no peito, de dar uma dor que dói, sem doer.


A imagem veio daqui.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pausa

De repente um momento de suspensão.
Uma pausa.
Forçada?
Sim, talvez sim porque independe de suas decisões.

Sensação de desconforto...
O que se deve fazer quando as coisas de repente entram em suspensão?

Perguntas...
Nem todas tem resposta...



Imagem tirada daqui.


domingo, 19 de julho de 2009

Agradecimento

Momento de agradecimentos >>>>

Hoje não venho aqui escrever nenhum artigo de opinião. Não venho aqui dar nenhum tipo de informação. Não venho aqui arriscar-me em escritos poéticos ficcionais (ou não).

Hoje venho aqui simplesmente para agradecer.

Sim, agradecer a vocês, leitores deste modesto blog. Estou muito feliz por saber que estão me acompanhando. Mesmo que não venham aqui diretamente e que apenas leem via feed o que escrevo.

Preciso dizer a vocês o quão honrada fico. Espero de coração que eu possa sempre contribuir de alguma forma em meus escritos. Pois eles não farão sentido algum se apenas ficarem comigo. É preciso que a palavra viaje. Que ela seja compartilhada com nosso interlocutor. E é o que tenho feito por aqui.

E espero que possamos continuar nessa parceria por muito tempo ainda!

Obrigada, a todos vocês!
^^!
Luar.

sábado, 18 de julho de 2009

Movimento por um Brasil Literário

Como profissional de Educação e amante da Literatura, venho compartilhar com meus leitores acerca do Manifesto. Durante a FLIP deste ano, li em alguns sites, críticas negativas quanto à mesma. Acredito que há também críticas quanto ao aqui citado.

Por ora, não venho para discutir tais. Mas apenas para informar. Acredito que toda tentativa em formar leitores, é válida. A próxima etapa é ensiná-los a peneirar suas leituras. Mas uma coisa é certa: há que se dar o primeiro passo.

Para ler o documento, pode-se acessar o site Movimento por um Brasil Literário ou assistir ao Vídeo onde o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós fala a respeito.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Basta querer ver o Dia, Viver a Vida

Há muito que se acostumara com a rotina. Seus dias eram cinzentos. Todos iguais. Sempre as mesmas coisas. E outros tantos pleonasmos mais. Já não esperava pelo diferente. Sequer imaginava que qualquer coisa poderia ser o que até então não o tinha sido. Dizem que a gente se acostuma com tudo nessa vida. Acostumada estava com tudo sempre no mesmo lugar. Com tudo do mesmo jeito.

Até que um insistente raio de sol, pela fresta dos contornos do dia, encorajou-se a entrar onde era o que poderíamos denominar como seu mundo particular. No início duvidou. Será que é o que estou pensando? Vendo? Imaginando? Não, não tenho tempo para me dar ao luxo de contemplar...

Mas era sim. Era exatamente o que estava vendo! Não estava imaginando. Era tudo real. E era diferente do que já se habituara. Talvez por isso, tenha ficado instigada a olhar. Teve receios. Claro que os teve. Mas a curiosidade foi maior.

Resolveu que permitiria por si mesma, que abriria mais frestas para que a incidência dos raios pudesse ser maior. Não claro, sem ter ao menos um dos pés atrás. É para não perder o costume.

Quem sabe seja o início para que permita que seus dias voltem a ser belos, com seus jardins floridos, tendo por visitantes borboletas e beija flores, e que o céu esteja muito azul, de um azul anil, com suas gordas nuvens brancas de algodão doce, numa representação de beleza como a vida é.

Basta apenas que se permita.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Projeto

Meu mais novo Projeto, mental por enquanto:
Mudar o Template do meu blog!

Sério!

Isso aqui está muito feio. Muito ruim. Estou precisando dar um up neste lugar. Já passou da hora. Mas por ora, me falta tempo (depois, no tempo certo, comento porque).

Juro que até dezembro mudo alguma coisa aqui.

Enquanto isso...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ansiedade

De repente uma ansiedade tão grande!
Mal consegue respirar...
Não cabe em si...
Parece que vai explodir!

E não tem nada a ver com felicidade.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sobre Publicidade de Blogs e Votação em Notícias

Aos que chegaram até aqui para ler este artigo, não deixem de ler o P.s. ao final do post.

Há uns dias atrás escrevi sobre a publicidade de blogs, mas na especificidade da troca de links. Hoje voltarei a falar sobre divulgação, porém sobre a vertente de efetiva leitura e votação em sites dessa categoria.

Andei buscando sites onde posso cadastrar-me e com isso, divulgar meu blog. E novamente, para variar, tenho observado as discussões nesses meios entre blogueiros. Como já afirmei, todos que se dão ao trabalho de construir um blog e publicar neles algo de sua autoria - ou não - querem ser lidos. E mais! Em alguns sites, querem ser votados. E chegam a clamar por isso, mesmo que de forma velada. Há notadamente uma disputa para ver quem fica melhor nos rankings. É o velho e conhecido ego humano.

Tudo bem. Que seja até justo alguém ganhar votos por um texto que se deu ao trabalho de escrever - ou não -, seja por ter enveredado em pesquisas sobre o assunto - ou não -, seja por estar ali compartilhando seus conhecimentos - ou não - ou seja simplesmente porque resolveu arriscar-se no mundo literário. Até aqui, nada demais.

Mas o que tenho visto por trás dessa ânsia deslavada de criarem-se blogs a uma frequência diária - será que seria exagero dizer por hora? - muitas vezes com interesses na customização, está chegando a um ponto onde estão, na minha visão, banalizando todo o processo. Acho de grande valia, num país com número alto de analfabetismo funcional, que pessoas se interessem em escrever e/ou ler. Mas há que se lembrar que nem todos tem acesso à internet.

Voltando à banalização, outra observação que tenho feito é quanto à efetiva leitura do que está escrito. A impressão que tenho é a de que as pessoas pulam de link em link, e que muitas das vezes mal passam os olhos nos textos e já dão logo o seu "voto" para aquele post. Isso sem falar na qualidade de muitos deles, que poderiam ser questionados.

Daí empreende-se várias perguntas:
  • as pessoas estão realmente lendo, na verdadeira acepção desta palavra?
  • aqueles que escrevem tem se preocupado em escrever algo de valia ou ao menos se preocupam em não escrever nada de estapafúrdio?
  • preocupam-se em não "matarem a língua" consultando dicionários e gramáticas? [Está certo, sei que a língua é "viva" e que sofre "mutações" com o tempo. Mas isso não me dá o direito de escrever como tenho visto por aí...]

Essas são apenas algumas das questões que por ora levanto sobre o assunto. O leitor [caso este artigo seja lido] poderá certamente levantar outras mais.

Conclusão

O que concluo dessas minhas observações é que está-se muito mais preocupado em ser visto e que saibam que está-se entre os "bons" através dos rankings. Poucos são os que efetivamente se preocupam com a qualidade do que escrevem; outros com uma verdadeira leitura. Muitos "votam" e, será que honestamente leram tudo, até ao final?

Mas como o que vale é estar entre os primeiros, a forma como se faz para chegar até lá, para alguns, pouco importa.


P.s.: Sei que toda regra possui uma exceção. Acredito que existam pessoas honestas neste meio. Ainda bem. Mesmo que representem uma minoria.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Do Chamado da Vida

Estava completamente concentrada em seus afazeres impostos pelo cotidiano. Mas não tão concentrada a ponto de perder-se no emaranhado de suas obrigações. Eis que a natureza vem interrompe-la através das rápidas batidas das asas de um beija-flor. Simplesmente para lembrá-la que há vida lá fora. É só despir-se da rotina. Ser curiosa. E olhar pela janela.

terça-feira, 7 de julho de 2009

I'll Be There

"You and I must make a pact
We must bring salvation back
Where there is love, I'll be there

I'll reach out my hand to you,
I'll have faith in all you do
Just call my name and I'll be there"


Que você possa finalmente descansar em paz!
Bye, Michael (little children)


Composição: ?

domingo, 5 de julho de 2009

Poema para dormir.

Do Sono

Por hoje basta.
Minh'alma está cansada.
Quero apenas repousar.
Quero dormir o sono dos inocentes,
Como aquela criança embalada
Nos braços da noite,
Velada pelas estrelas
Sob a luz incandescente do Luar.

Numa simplicidade,
como a vida é.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mundo Virtual; Mundo Real

Há uns posts atrás escrevi sobre a sensação de que o tempo está passando mais rápido. E estava hoje refletindo sobre a internet, a velocidade da informação, os sites de relacionamentos, suas importâncias e (in)utilidades.

Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Há inúmeras coisas boas e outras nem tão boas assim e que não irão nos acrescentar em nada.

Será que estamos todos preparados? Afinal, precisa-se estar por dentro dos fatos do mundo, não é mesmo? Mas também é preciso um pouco de discernimento para poder peneirar tudo o que nos chega.

E o que o tempo tem a ver com isso? Simples, pois se quisermos saber de tudo um pouco, ler todos os blogs interessantes, e afins, além de ainda ter que resolver "questões" que nos são "postas" (vide posts anteriores) no mundo virtual - como se já não bastasse o que nos vem com a vida - não haverá tempo que baste. E além disso tudo há algo que não citei: há vida real após/além (d)a internet. O perigo em que nos incorremos é o de justamente nos esquecermos disso.


P.s.: sei que é assunto que rende "pano pra manga". Poderia muito bem desenvolver mais e melhor tal assunto. Mas não estou com tempo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

No meio do Caminho

E como não podia deixar de ser, uma poesia, bem apropriada para o momento.

Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra.

Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Ainda

À Espera de resolução sobre o nome do meu blog ter um "Sósia"

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fui Plagiada (no nome do meu blog!)

Não, eu não sei como ainda consigo me espantar com determinadas coisas que acontecem no mundo virtual. Não pelo virtual. Mas pelas pessoas que o usam e abusam da condição de ficarem anônimas e poderem fazer "coisas" sem serem descobertos. Pelo menos não quando não se faz uma denúncia às autoridades policiais e com isso investigação e afins.

Não sei também se o que vou aqui comentar é passível de entrar nesse rol. Mas uma coisa é fato: plágio é crime! Previsto em lei! Tanto que a primeira coisa que aparece em meu blog é a Creative Commons e a Lei Brasileira que prevê o direito autoral.

Mas por que razão estou falando disso tudo? Simples. Há alguns dias, os mecanismos de busca aos quais cadastrei esse simplório blog, acusaram uma visita por este aqui recebida de um ip (sim, os mais "expertos" sabem que o número do computador aparece) que buscava por palavras chave "olharaoluar". Essa visita se deu, pela primeira vez, exatamente no dia 26 de junho de 2009, como meu visitante de número 734 (é... colocarei dados aqui sim, porque certamente está também a referida pessoa cadastrada em meu feed e com isso, possa ler o que agora escrevo!) e se repetiu mais duas vezes pelo mesmo dia!

Mas até aqui nada de mais, correto? A questão é que, hoje, ao pesquisar no google, descobri um blog com o nome EXATAMENTE como o meu! Acrescentando apenas um MÍSERO A! E sabem qual foi a data da 1ª postagem? Adivinhem!!! QUE FALTA DE ORIGINALIDADE, COPIAR O NOME DE ALGO QUE JÁ EXISTA, FAZENDO UMA MÍSERA MODIFICAÇÃO QUE A OLHOS MAIS GROSSEIROS TALVEZ PASSEM DESAPERCEBIDOS!!! (...)

(...)

Só falta agora começarem a plagiar minhas postagens também!

Ah! É também crime previsto pelo artigo 184 do Código Penal! (...) Vale também como dica para quem tiver conteúdos plagiados!!

Em tempo: porei aqui um link onde podem ler mais sobre o assunto. É do Dicas Blogger, da Juliana.

Flip

A 7ª Feira Literária Internacional de Paraty terá como homenageado Manuel Bandeira.
Quando: 1 a 5 de julho de 2009.

Mais informações aqui: Flip.

"...o sol tão claro lá fora,
o sol tão claro, Esmeralda,
e em minhalma — anoitecendo."
Manuel Bandeira

Nada sério (será?)

Hoje não venho escrever sobre literatura, não venho contar algo que saiu na mídia, enfim...

Hoje me dei conta do quanto o tempo está passando rápido! Pelo menos para mim. Parece que o fim de 2008 foi há pouco. Não sei se há explicação para isso. O que sei é que estou sentindo que não estou aproveitando meu tempo da melhor forma possível. Pois se não o vejo passar! Ainda mais eu que me interesso por tantos assuntos ao mesmo tempo! Acaba que não consigo concluir um e já estou com nova idéia na cabeça! Pelo menos quando diz respeito à mente, sou inquieta. Penso muito. Gosto de ter sempre algo a fazer, mas não necessariamente que exercite o corpo físico. Quanto a isso, não.

Enfim, já estamos no segundo semestre do ano... Daqui há pouco volto para comentar sobre o Natal! Sério! Do jeito que as coisas estão caminhando, ele vem logo, logo.

Enquanto isso, continuarei tentando concluir meus "projetos" mentais.