sexta-feira, 25 de abril de 2008

A Internet e o bom senso.

De um tempo pra cá, tenho acompanhado mais de perto as comunidades das quais faço parte no orkut. Mesmo que não chegue a postar nas mesmas, apenas leio os tópicos. E tenho visto algo que tem me incomodado bastante. Estamos na internet. Local de “trânsito rápido”, todo tipo de gente e de informação, fatalmente sem muito controle, pela falta de possibilidade mesmo. Fato é que encontraremos muitas pessoas sérias, dispostas mesmo a compartilharem informação, como também o é que encontraremos outras tantas, dispostas apenas a semearem discórdia e afins...

Sempre me incomodou a capacidade de alguns de não terem uma visão abrangente do que quer que aconteça – desde entender o lado do outro até regras maiores que nos são impostas pelos bons costumes* - e tenho percebido isso claramente em algumas comunidades do Orkut.

Acho lamentável que as pessoas, em pleno século XXI, ainda não consigam conviver em harmonia, respeitando o “quadradinho” do outro, sabendo que quando ultrapasso o limite do bom senso, também posso ser atingido na parte que “me toca”. Está certo, muitos dirão “ah, mas é só observar o mundo afora e verá isso acontecendo o tempo todo” ou então “aprendemos com as adversidades”. Ok! Concordo! Mas também não posso aceitar que aqueles que estão ali, a serviço “do bem”, sejam apedrejados pelos Fakes de plantão, que muitas vezes semeiam a discórdia e não conseguem sustentar/argumentar seus pontos de vista; que clamam pelo “direito de livre expressão”, apenas para eles, esta é bem a verdade, porque quando é da outra parte, cabe o ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Acho a internet uma ferramenta de suma importância para a nossa vida – no que tange às facilidades. Lamento apenas que o homem não tenha acompanhado na mesma velocidade, no que tange à sua evolução de Ser Humano – com direito a tudo que isto representa.


*isso é assunto para outro tópico...

Nenhum comentário: