sexta-feira, 19 de junho de 2009

Da vontade (angústia) de Escrever

Tenho que expor o que estou pensando hoje. Sei lá. Sei que este mês, como há muito não fazia, estou escrevendo aqui com maior frequência. Mas estou angustiada com essa coisa de postar algo.

Explicando melhor...

É que estou sentindo vontade de escrever. Mas não estou conseguindo me expressar. Compreende? Essa é uma dificuldade que me acompanha desde sempre. Penso muito. Sobre vários assuntos. Uma miscelânea só. Mas na hora de por tudo no papel - ops, na tela aqui - simplesmente não sai.

Às vezes penso se escritores em geral tenham também essa dificuldade ou se o "santo da expressão escrita" lhes bate e pronto.

Falando nisso, ontem vi no Sem Censura a entrevista de Nando Reis. Ele comentou que escreve melhor quando está apaixonado. Achei interessante e me pus - pra variar - a pensar sobre isso. Talvez tenha até contribuído para aumentar minha vontade de escrever.

Aí percebi uma coisa: na maioria das vezes que realmente me ponho a escrever, não artigos, nada sério, mas quando me ponho nas tentativas de escrever algo mais "literário", geralmente estou mais para angustiada que apaixonada. Ressalto que para mim esse apaixonada não precisa necessariamente ser por alguém! Pode ser por algo, por algum projeto, idéia, ou simplesmente paixão pela vida!

Então comecei a me questionar, e com isso, aumentou a angústia... Por que razão não posso escrever algo que realmente valha, que seja alto astral, que faça ganhar o dia ou qualquer coisa do tipo? Sei lá. Não entendo.

Só sei que por ora, estou aliviando minha ansiedade de escrever...

Se serve para melhorar, hoje é sexta-feira. Gosto de fim de semana. E gosto de Nando Reis.


Ilustração tirada daqui.

Nenhum comentário: